terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Pela ferrovia Minhota

A par da nossa petição para a Linha de Guimarães, a Associação de Utentes dos Comboios de Portugal está também activa na exigência da criação de um serviço ferroviário suburbano para Viana, com a possibilidade de implantar também o Intercidades ou o Alfa, para além de melhorar a prestação do Internacional.
O núcleo da Linha do Minho da Associação manifestou a nossa posição favorável a estas alterações numa notícia recente no Jornal de Notícias.

Recentemente, a Câmara Municipal de Viana do Castelo pediu para que os fundos destinados ao TGV Porto-Valença, entretanto cancelado, fossem canalizados para reformas importantes na ferrovia nortenha.
Como se sabe, a linha foi actualizada apenas até Nine, o que impede que os utentes de Barcelos e Viana beneficiem da rapidez, conforto e conveniência de que usufruem os utentes de Braga e Aveiro e que Guimarães também está cada vez mais perto de alcançar.

Não pode persistir a situação actual, com material e linhas inadequados até para o século passado e horários que não tiram partido das possibilidades deste percurso e que impedem um aumento do número de utentes. Com a introdução de portagens nas SCUT, a linha de Viana tem agora um enorme potencial de ultrapassar a rodovia em conforto, segurança, rapidez e economia, factores mais do que nunca imprescindíveis para os cidadãos..

Estamos solidários com os utentes de Viana e Barcelos e atentos a uma resolução positiva a esta questão, de modo a  contribuir para que o Minho esteja mais abrangido por este eficiente meio de transporte, que queremos também rápido e conveniente, e também para que estejam mais próximas as cidades e mais unidos os habitantes desta região.

Sem comentários:

Enviar um comentário